Atividades desenvolvidas

Vacinação contra raiva em cães e gatos:

O Canil Municipal oferece gratuitamente a vacina contra a raiva para cães e gatos com idade superior a 3 meses. A vacina deve ser aplicada uma vez por ano, foto_vacinacaoe não tem contra indicação. O horário de atendimento para aplicação da vacina é de segunda-feira à sexta-feira das 09:00h  às 15:00h e sábado das 08:30 às 10:30h e das 12:00 às 14:30h.

A vacina contra raiva é fornecida gratuitamente pelo CCZ, através de campanhas de vacinação na zona rural ( casa à casa)  e em postos volantes nas zonas urbanas.

Envio de materiais para diagnóstico da raiva:

São enviadas amostras de cérebro de animais (cães, gatos e morcegos) para o Instituto Pasteur e CCZ de São Paulo, quando suspeito de estarem contaminados pelo vírus da raiva.

recolhimento_canil

Obs: morcegos também são recolhidos quando encontrados caídos nas vias públicas pois são transmissores da raiva.

Investigação de casos:

A Vigilância Epidemiológica e o CCZ são parceiros para a investigação de todos os casos de agressões por animais. Médicos, enfermeiras, veterinários, agente de controle de zoonoses e outros servidores da rede municipal de saúde atuam para concluírem corretamente todos os casos, e dão todo o suporte para os pacientes.

teatro_fantocheEducação em Saúde:

O CCZ realiza ações educativas, em setores públicos ou não, visando o controle da raiva.  Por ocasião da campanha de vacinação contra a raiva na zona rural e urbana todos os meios de comunicação atuam como parceiras nas ações educativas.