Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Zoonozes imuniza quase 16 mil animais contra raiva

Autor: Texto: Rosiley Lourenço - MTb 24155

A conscientização da população tem sido o principal fator do bom resultado da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana de Piracicaba, desenvolvida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) desde do mês passado.

Inciada em 24 de outubro, a campanha já imunizou 15.950 animais, entre cães e gatos, incluindo os 1.484 vacinados em 17 de outubro, nos bairros periurbanos. No total, foram 13.864 cães e 2.086 gatos. Apenas no último sábado, foram 2.653 animais – 2.289 cães e 364 gatos.

Para este sábado, 21 de novembro, a vacinação terá continuidade com a disponibilização de mais 16 postos de atendimentos abrangendo a região dos bairros Piracicamirim, Maracanã, Jardim Noiva da Colina, Morumbi, Jardim Elite, Vila Monteiro, Nova América, Vila Independência, Alto, Cidade Jardim, São Dimas e São Judas.

Devem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos com idade a partir de três meses. Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a imunização.

Os proprietários de animais que perderem a vacinação nos bairros poderão levar seus bichinhos até o Canil Municipal às segundas-feiras, das 9h às 15h, e de terça a sábado, das 9h às 17h, ou ainda levar em outros bairros onde a vacinação está sendo realizada. “O importante é que todos os animais sejam imunizados e que possamos atingir 30 mil animais vacinados”, enfatiza Eliane de Carvalho, diretora do CCZ.

A campanha na zona urbana segue até o dia 12 de dezembro e este ano é realizada com apoio do Instituto Pasteur, que arrecadou 25 mil doses da vacina junto ao CCZ da capital paulista. O Ministério da Saúde havia informado que a vacina só estaria disponível em 2015 para Estados com registro de raiva canina e que em São Paulo a campanha não ocorreria este ano. Piracicaba é o único município do Estado de São Paulo a desenvolver a Campanha de Vacinação Antirrábica.

cartaz_vacinacao_2111

cartaz_vacinacao_2811

cartaz_vacinacao_0512

cartaz_vacinacao_1212

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias