Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Zoonoses imuniza 9.854 animais em três semanas de campanha

Autor: Texto: Rosiley Lourenço - MTb 24155 | Foto: Laura Leite/CCS

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizou 8.470 animais, entre cães e gatos, nos primeiros dois sábados da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana de Piracicaba. A meta é vacinar 30 mil animais durante a campanha, que segue sendo realizada até o dia 12 de dezembro.

Considerando os 1.484 animais vacinados no dia 17 de outubro, quando a Zoonoses disponibilizou postos de vacinação em áreas periurbanas do município, 9.954 animais – 8.651 cães e 1.303 gatos – já foram imunizados contra a raiva este ano. O número é considerado excelente, segundo a médica veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho.

De acordo com Eliane, a cada sábado é verificado um aumento no número de animais que estão sendo imunizados, o que demonstra uma conscientização da população. “Temos verificado que a população tem procurado saber os locais de vacinação e também um aumento na procura em relação ao ano passado nas regiões onde a campanha já foi realizada”, afirma e médica veterinária.

Somente no dia 31, nos 15 postos montados pelo CCZ, foram imunizados 4.164 animais, sendo 3.609 cães e 555 gatos, um aumento de 1.306 animais em relação ao ano passado na mesma região.

Para o próximo sábado (7), o CCZ vai disponibilizar 21 postos de atendimentos abrangendo a região dos bairros Jardim Planalto, São Jorge, São José, Cantagalo, Jardim Paineiras, Kobayat Líbano, Santo Antonio, Jardim Vitória, Novo Horizonte, Chácara Nazareth II, Santa Fé I, Santa Fé II, Jardim Itapuã, Jardim Tóquio, Costa Rica, Parque dos Eucaliptos, Tatuapé e Jardim Monte Líbano.

Devem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos com idade a partir de três meses. Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a imunização. Para esses casos, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sábado das 8h às 17h.

A Campanha de Vacinação Antirrábica será desenvolvida em oito sábados, até 12 dezembro. Ao todo 164 postos fixos e volantes de vacinação serão montados nas quatro regiões do município. A campanha na zona urbana este ano é realizada com apoio do Instituto Pasteur, que arrecadou 25 mil doses da vacina junto ao CCZ da capital paulista. O Ministério da Saúde havia informado que a vacina só estaria disponível em 2015 para Estados com registro de raiva canina e que em São Paulo a campanha não ocorreria este ano. Piracicaba é o único município do Estado de São Paulo a desenvolver a Campanha de Vacinação Antirrábica.

cartaz_vacinacao_0711

cartaz_vacinacao_1411

cartaz_vacinacao_2111

cartaz_vacinacao_2811

cartaz_vacinacao_0512

cartaz_vacinacao_1212

PostHeaderIcon Últimas Notícias