Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Neste sábado prossegue a Campanha de vacinação da raiva

 

vacina raiva 2014 25_10

A Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses está realizando a Campanha de vacinação contra a raiva 2014 em cães e gatos, na zona urbana.

A vacinação é feita aos sábados, e neste ano, a campanha será dividida em duas etapas; a primeira fase será nos dias 11,18,e 25 de outubro e 01 de novembro e a segunda fase nos dias 29 de novembro e 6,13, e 20 de dezembro.

Durante a campanha serão 151 postos de vacinação distribuídos por toda cidade, sendo que destes, foram criados quatro postos novos, desta forma o Centro de Controle de Zoonoses tem como meta vacinar, na zona urbana, cerca de 30.000 animais.

A divulgação será feita através das rádios, jornais, faixas e carro de som, os horários e locais dos postos estarão nos cartazes fixados em escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais de cada bairro e a população poderá ligar para o telefone 156 ou acessar o site para verificar o posto de vacina mais próximo de sua residência.

Nos dias da campanha trabalharão nove( 09) equipes formadas por vacinadores treinados que farão a cobertura por regiões da cidade, todo material é descartável e as vacinas individuais. Pedimos aos proprietários que colaborem, levando todos os cães em quias e conduzidos por adultos e para os animais mais agressivos é obrigatório o uso da focinheira, os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos tipo usados para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores.

Todos os cães e gatos a partir dos 03 meses de idade poderão receber a vacina; animais doentes, em tratamento, debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário, assim como as gestantes e com crias deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para receber a vacina, comparecer de segunda à sábado, das 8:00hs as 17:00hs no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona como ponto fixo durante todo ano.

A vacinação é muito importante para prevenir a Raiva que é uma doença que mata e é transmitida por mamíferos, mas principalmente pelos morcegos que contribuem para circulação do vírus na cidade.

Autor: Dr. Paulo Roberto Lara

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias