Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Férias, cuidados redobrados com agressões de animais

ferias01

No período das férias escolares é grande o número de pessoas, principalmente crianças, nas ruas, parques e praças, e consequentemente aumenta o risco de agressões por cães soltos nestas áreas.

Os cães tem o hábito de defender seu território e desta forma ao saírem para passear pelas ruas delimitam uma área que consideram como deles. Os cães de comunidade, ou seja, aqueles que não têm uma residência e vivem nas ruas, mas são tratados por moradores de uma área, também se comportam da mesma forma.

A medida que as crianças passeiam, andam de bicicleta ou brincam nestas áreas, os animais podem se sentir ameaçados por esta presença e tentarem defender seu território e podendo causar agressões. Por isso é muito importante que as crianças sejam orientadas pelos pais a não provocarem animais soltos em vias públicas, para não estimular ainda mais estas situações. Os proprietários que possuírem o hábito de deixar seus animais saírem sozinhos para passear, devem evitar este tipo de atitude, pois além do risco ao seu animal, eles podem também atacar as pessoas que transitam pelas ruas.

No caso de uma situação de risco onde nos deparamos com animais, principalmente de grande porte, é importante seguirmos algumas orientações para evitar ou amenizar os acidentes:

  • Nunca devemos correr do animal, caso não haja lugar seguro e próximo para se proteger.

  • Não devemos encarar o animal “olho no olho”.

  • Não devemos gritar ou fazer gestos de fúria.

  • Não devemos atirar pedras ou pedaços de madeira.

  • DEVEMOS levar os braços junto ao corpo e ficar imóveis “como um poste”, sem olhar para o animal.

E no caso de agressões devemos lembrar de:

  • Lavar o local com sabão e água abundante.

  • Procurar o Pronto Socorro para o atendimento e avaliação.

  • Colher o maior número de informações sobre o animal, como: se tem proprietário, quanto tempo está no local, se há tratador comunitário, se tem histórico de agressão...

É importante manter os nossos animais vacinados e contidos de forma correta na hora do passeio, com coleiras, guias e focinheiras, para evitar os acidentes, lembrando que todos os danos causados as pessoas sejam físicos ou materiais, é do proprietário ou o cuidador a responsabilidade legal perante a justiça criminal.

 

Autor: Paulo R. Lara


PostHeaderIcon Últimas Notícias