Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

09 de Setembro, “Dia do Médico Veterinário”

Dia 09 de setembro é comemorado o “Dia do Médico Veterinário", profissional bastante conhecido logovetscomo cuidador da saúde e bem estar dos animais. No entanto, o Médico Veterinário também é um profissional imprescindível na saúde pública, atuando com responsabilidade técnica no controle de zoonoses, pesquisas biomédicas, vigilância sanitária e higiene de alimentos.

Para erradicar ou controlar doenças que no passado causaram a morte de milhares de pessoas, a contribuição do Médico Veterinário tem sido fundamental, participando de programas de proteção à saúde animal e à saúde humana; na pesquisa e ensino na saúde pública; administração, planejamento e avaliação de políticas zoosanitárias. O Médico Veterinário faz parte da equipe de Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Biomédicos e outros profissionais de saúde que trabalham na prevenção de doenças interligando o homem, os animais e o meio ambiente.

Como educador em saúde, o médico veterinário trabalha em comunidades desenvolvendo ações que visam a proteção e promoção da saúde humana.

Reconhecendo que o Médico Veterinário tem muito a contribuir com seus conhecimentos nas diferentes realidades do território brasileiro, na vigilância e controle de doenças comuns entre o homem e os animais, o Ministério da Saúde inclui o profissional Médico Veterinário na composição das equipes do Programa de Saúde da Família, por meio da portaria nº 2488 de 21/10/11. e assim, brasileiros de territórios distantes, carentes e necessitados passaram a contar com a presença deste profissional agregando com seus conhecimentos, novos valores à prevenção e promoção da saúde.

Em Piracicaba, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe de Médicos Veterinários que atua no combate e controle de doenças como a raiva, leischmaniose, dengue e outras consideradas zoonoses. Além disso, estes profissionais cuidam dos animais recolhidos nas vias públicas, realizam cirurgias de castrações, campanhas de vacinação contra a raiva e ações educativas, tudo isso com o objetivo de promover a saúde dos animais e da população.

Parabéns aos Médicos Veterinários, independente da área de atuação, todos com ética, respeito e solidariedade contribuem muito para a saúde pública.

frase

 

Autor: Eliane de C. Silva

PostHeaderIcon Últimas Notícias