Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Conjuntivite

  Se o seu cão está com os olhos irritados, vermelhos, produzindo muita secreção ou até mesmo com o aspecto seco, ele pode estar com conjuntivite.

 Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e é uma das ocorrências mais comuns extra-oculares na prática clínica.

  Um exame físico completo deve ser realizado em todos os cães e gatos com doenças conjuntivais, pois pode ser indicativo de alguma doença sistêmica. A chave para o manejo clínico é se possível determinar e eliminar a causa.

CONJUDE   A conjuntiva representa um papel na dinâmica da lágrima , proteção imunológica do olho, movimento ocular e cicatrização da córnea.

   Existem raças de cães que são predisponentes a problemas oculares, como Boxer, Bulldog, Shar pei, e outras com pálpebras caídas ou com excesso de pele que facilitam a entrada de sujidades.      As raças de pelo longo podem ter problemas por irritação, pois os pelos do pet acabam entrando nos olhos, podendo machucar até mesmo a córnea.   

  Também tem aqueles cães que gostam de tomar vento na face (nas janelas de carro , no ventilador), os cães que esperam seus donos olhando por debaixo da porta, facilitando assim a entrada de sujeiras nos olhos.

   Por isso, se notar algo de estranho nos olhos de seu pet, leve-o ao veterinário pois a demora no diagnóstico pode até mesmo levar a perda da visão.

   Não use colírios ou medicamentos para a limpeza dos olhos do seu animal sem recomendação do profíssional técnico. A conjuntivite tem cura e se bem tratada não deixará sequelas na visão do seu animal.

 

Autor: Luiz Gustavo Gouveia

Imagens: https://www.google.com.br/search

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias