Esperando há meses por novos lares, animais do canil tem saúde avaliada no setor de doação
Qui, 02 de Maio de 2013 13:25
Após recuperação e alta veterinária os animais no canil municipal são transferidos da ala de quarentena para o setor de doação, onde ficam à espera de novos cuidadores, com a redução no número de animais doados muitos cães estão há meses no setor de doação e isso pode interferir na saúde dos animais que ficam estressados e expostos ao risco de doenças.
Com o objetivo de avaliar a saúde dos animais que estão abrigados os médicos veterinários e auxiliares estão coletando amostras de sangue e fezes dos animais para exames laboratoriais. Com os resultados do hemograma e das fezes associados a avaliação clínica será possível atualizar o estado sanitário de todos os animais que estão liberados para adoção.
Os cães Elvis e Beto estão no setor de doação desde outubro e dezembro, respectivamente. Os dois animais foram recolhidos doentes em vias públicas e com a “doença do carrapato”. Elvis foi recolhido após envolver-se em uma briga e Beto estava com graves lesões na orelha e pescoço, no entanto os hemogramas apresentavam graves alterações. Nesta semana serão coletados amostras de sangue e fezes dos cães Tupi, Madona, Latifa, Baguera e Grace e de posse dos resultados se necessário receberão tratamento medicamentoso e posteriormente serão reavaliados. O que importa para os medicos veterinários do canil municipal é a saúde dos animais, especialmente dos animais que estão liberados para doação, afinal cabe a esses profissionais a responsabilidade técnica do estado sanitário de cada animal doado.
Autor: Eliane de C. Silva