Posse Responsável

Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.

Cuidados básicos como:

Alimentação - de acordo com o porte e a idade. Água limpa à vontade.

Higiene - banhos freqüentes (15 em 15 dias) em dias de sol com água morna e sabão neutro.

Vermifugação - faça controle de parasitas (verminoses) juntamente com o combate de pulgas e carrapatos.

Vacinação - siga o calendário recomendado pelo médico veterinário principalmente contra raiva (anualmente).

Castração - evite crias indesejadas, a cirurgia de castração é simples e só trará benefícios à saude do seu animal.

Trabalhos desenvolvidos no Canil Municipal:

Chipagem:

O Registro Geral do Animal (RGA), é a maneira mais eficiente para identificação do animal e seu proprietário. É a carteira de identidade do animal. O RGA é único e permanente.

O Registro foi implantado no Canil Municipal de Piracicaba no início de 2008, e de lá para cá todos os animais doados saem com seu numero de identificação.

Ações educativas:

Para promover as açoes de posse responsável e divulgar o trabalho realizado, o Canil Municipal organiza e participa de diversos eventos em nossa cidade. Na maioria destes, são levados no feira de filhotes e feira de adoção virtual de animais adultos.

Castração:

Considerado um trabalho de suma importância, tendo em vista o controle da reprodução de animais errantes. O Canil Municipal tem como norma doar somente animais castrados. O trabalho é realizado pelos veterinários, diariamente no período da manhã. Saiba mais...